Novidades
Com o mercado financeiro Chinês em baixa, investidores locais e internacionais se direcionam para o mercado acionário japonês.

26/01/2024
No início de 2024, um mercado que vem obtendo resultados positivos é o mercado acionário japonês, que subiu desde o início do ano até aqui, 9,79%, em seu principal índice, o Nikkei 225 ou Nikkei Stock Average. Esse índice é calculado diariamente pelo jornal local de mesmo nome (Nikkei). Esse resultado é fruto de diferentes variáveis, como mudanças positivas na governança empresarial e o otimismo com a nova política de juros que se desenha no horizonte.
Um motivo em especial, e que passa batido por alguns analistas, é que uma quantidade cada vez maior de investidores que aportam no mercado japonês, trazem seus recursos de outro gigante asiático, a China. Uma economia cambaleante, exposta a riscos geopolíticos cada vez maiores e a atratividade do mercado japonês, visto como "barato", tornam a Bolsa de Valores de Tóquio cada vez mais atrativa ao investidor institucional vindo do mercado chinês.
Enquanto a Bolsa de Tóquio recebeu aporte de USD 6,5 bilhões na segunda semana de janeiro, os investidores retiraram das Bolsas chinesas de referência (Hong Kong, Shanghai e Shenzhen), cerca de USD 4,2 bilhões desde o início do ano e até o dia 12 de janeiro. Entre esses investidores, há tanto entes ocidentais quanto investidores chineses, que procuram um mercado de alcance global, com uma tendência positiva de crescimento e com melhor custo benefício. Até o presente momento, o mercado japonês vem sendo esse mercado, mas quem sabe o que 2024 reserva para os mercados asiáticos?
Para conhecer mais sobre o mercado financeiro, acesse nosso site!
Por Pedro Guedes
Com informações de: Valor Econômico
Imagem:GBX
Veja também:

Evolução do dinheiro: como chegamos a era digital
Desde o aparecimento das primeiras formas de...

Termos do Mercado Financeiro: BOP
O "Balance of Payments" (BOP, na sigla em...

Com mudança de controlador à vista, a situação da Rede Starbucks no Brasil se mostra fragilizada por problemas financeiros.
A rede de cafeterias Starbucks, que desembarcou...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!