Novidades
Mesmo com a Eurocopa 2024 no horizonte, a economia alemã não possui perspectiva de crescimento para 2024.
26/03/2024
Em junho de 2024, a Alemanha sediará a Eurocopa (Torneio quadrianual de seleções europeias), onde receberá maior fluxo de turistas e entusiastas do futebol. A partir disso, economistas se debruçam sobre as possibilidades deste evento em trazer maior fôlego para a economia alemã. Após um 2023 que foi marcado por visível encolhimento da economia da Alemanha, que decresceu -0,3% ano, havia a esperança de que o evento poderia trazer algum impulso extra ao consumo da população.
O Instituto Econômico Alemão (IEA), equivalente local ao IBGE, trouxe em estudo, uma perspectiva mais austera quanto ao possível impacto do torneio na economia do país. Enquanto o Instituto prevê que mesmo com as 10 cidades-sede do torneio sejam impactadas positivamente pelo evento, não se observa efeito semelhante a nível nacional. O IEA aponta que a experiência da Copa de 2006, que ocorreu no país, mostra que mesmo eventos esportivos de grande porte, não possuem efeitos substanciais no andamento da economia do país.
Entretanto, o IEA não descarta que o evento traga melhoras a imagem do país, e melhorias das condições psicológicas da população, que pode, neste caso, trazer algum efeito perceptível positivo para a economia da Alemanha no médio prazo.
Para conhecer mais sobre o mercado financeiro, acesse nosso site!
Por Pedro Guedes
Com dados de: Infomoney
Imagem: DPA
Veja também:
O que é o PMI e sua importância para a leitura econômica de um país?
Ao se observar os indicadores econômicos, é...
Brasil e Tailândia encerram de forma amigável contencioso na OMC sobre a produção de açúcar tailandês.
No dia 24 de fevereiro, no âmbito da conferência...
Número de transações via Pix supera marca de três bilhões e novos debates se iniciam
O Pix é o principal meio de pagamento dos...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!