Novidades
Web 3.0 e sua influência

25/04/2023
O termo Web 3.0 vem sendo usado para tratar de assuntos referentes a tecnologias que representam a nova fase da era digital que atinge o mundo todo. Ela é vista como uma web inteligente que utiliza tecnologias avançadas de Inteligência Artificial (IA) e aprendizado de máquina (em inglês, machine learning) para fornecer uma experiência mais personalizada aos usuários, tendo como chave para a inovação nesse meio, a digitalização de ativos através da tokenização.
De maneira geral, o conceito de Web 3.0 se concentra na descentralização e maior independência de empresas e instituições financeiras onde os usuários podem ter mais controle sobre os dados pessoais e informações. Sendo assim, a ideia é que a internet evolua e se torne uma rede global de comunicação e interação cada vez mais segura e eficiente. Para isso, são utilizadas diferentes tipos de tecnologias que conseguem fornecer maior interação entre as partes de forma segura como a Internet das Coisas (IoT, sigla em inglês), criptografia e Blockchain.
Visando o melhor funcionamento dessa web inteligente, os ativos digitais se mostram atores importantes dentro do sistema. É a partir deles que a plataforma Blockchain é incentivada, sendo uma forma de recompensa para garantir a funcionalidade dela. Um exemplo de projeto que utiliza essa dinâmica é a Helium, uma plataforma de conexão sem fio (wireless) descentralizada destinada para dispositivos que operam com a Internet das Coisas. Para incentivar as pessoas a utilizá-la, os usuários são recompensados com um token.
Logo, nota-se que a Web 3.0 também se relaciona e influencia a tokenização. Os casos entre a Web e os tokens não se limitam à manutenção de Blockchain onde, o comércio organizado pelo criador, as wallets, a interação com aplicações e a DeFi (finanças descentralizadas), também podem ser exemplos da atuação dessa nova era digital.
Com informações de SEBRAE, Valor Econômico e BACEN
Imagem: IStock
Por Ana Carolina Martins Callegaro
Veja também:

Com mudança de controlador à vista, a situação da Rede Starbucks no Brasil se mostra fragilizada por problemas financeiros.
A rede de cafeterias Starbucks, que desembarcou...

Bancos e investidores demandam mais garantias dos gestores de fundos de private equity, antes de novos aportes
Ao longo dos últimos anos, fundos de...

HSBC retoma tração no mercado brasileiro, mas ainda longe do varejo bancário.
Com a venda de suas operações para o Bradesco,...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!