Novidades
Anbima anuncia mudanças nas certificações para o mercado financeiro nos próximos anos
27/06/2024
No mercado financeiro brasileiro, as empresas e instituições demandam que os colaboradores e empreendedores neste mercado apresentem real conhecimento da área de investimentos. Esse atestado de saber é materializado nos certificados chancelados pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).
Atualmente, a Anbima oferece 3 certificações iniciais no Mercado Financeiro: o CPA-10 (Certificação Profissional ANBIMA Série 10), o CPA-20 (Certificação Profissional ANBIMA Série 20) e o CEA (Certificação ANBIMA de Especialistas em Investimento).Essas certificações são as mais utilizadas e conhecidas pelo público e foram instituídas nas últimas duas décadas, para trazer maior profissionalismo e seriedade para o Mercado.
Com as últimas mudanças nos mercados, seja em construção de produtos, teses de investimento e o uso de novas tecnologias, a Anbima identificou lacunas no estudo necessário para obtenção desses títulos. A fim de atualizar o portfólio de títulos disponíveis, a Anbima divulgou em março que substituiria os certificados atuais por novos testes de conhecimento específicos para o mercado financeiro.
A Anbima irá extinguir o CPA-10, o CPA-20 e o CEA, e substituí-los pelo CPA (Certificado Profissional Anbima), a C-Pro R (Certificado Profissional Anbima de Relacionamento) e a C-Pro I (Certificado Profissional Anbima de Investimento). Contudo, a extinção dos certificados atuais ocorrerá apenas em 2026, quando as primeiras provas das novas certificações começarem a ser aplicadas.
Como parte da transição entre os certificados, ninguém aprovado no CPA-10, o CPA-20 ou CEA perderá a certificação. O que ocorrerá é que os novos testes serão realizados no novo formato, incluindo os cursos de reciclagem. Atualmente cerca de 500 mil profissionais do mercado financeiro possuem ou CPA-10, ou CPA-20 ou CEA.
Para conhecer mais sobre o mercado financeiro, acesse nosso site!
Por Pedro Guedes
Com informações de Valor Econômico
Imagem: GBX
Veja também:
As tendências globais para os meios de pagamento: o caso da Ásia
Na Ásia, as transações instantâneas já são uma...
Após rali de fim de ano, IBovespa amarga baixa na primeira semana do ano.
No final de 2023, impulsionada por uma soma de...
As tendências globais para os meios de pagamentos: o caso do Oriente Médio e da África
No caso do Oriente Médio, alguns países se...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!