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As tendências globais para os meios de pagamento: o caso da Ásia

As tendências globais para os meios de pagamento: o caso da Ásia

17/07/2023

Na Ásia, as transações instantâneas já são uma realidade há algum tempo, com destaque para países como Japão, China, Hong Kong e Índia, onde essa forma de pagamento está consolidada e em constante evolução. A Índia, em particular, é referência na região desde o lançamento da plataforma Unified Payments Interface (UPI) em 2016, alcançando a meta de 80% de bancarização da população em 2018, revertendo as projeções iniciais do Banco Mundial de alcançar esse patamar em 50 anos. A Índia tem aprimorado cada vez mais seu sistema de transações instantâneas, impulsionando o crescimento do país e buscando criar um ecossistema de finanças embutidas, além de aumentar as operações de transações internacionais.

Na China, também há uma forte adesão às transações em tempo real, tornando o país o segundo maior em volume transacionado nessa modalidade. Em 2021, foram realizadas cerca de 18,5 bilhões de transações instantâneas na China, demonstrando o potencial desse mercado. No entanto, apesar do grande número de transações, o país ainda apresenta espaço para desenvolver esse setor, uma vez que a modalidade de pagamentos instantâneos ainda não recebe tanto investimento como outras áreas financeiras, embora cerca de 80% da população adulta já possua carteiras digitais.

Em Hong Kong, o esquema de pagamentos instantâneos chamado Faster Payment System (FPS) foi lançado em 2018 e tem sido bem-sucedido. Em 2021, foram registrados 261 milhões de pagamentos em tempo real, correspondendo a 7,3% do total de transações e 16,8% do valor total transacionado. Embora haja uma participação relativamente baixa em termos de volume de transações, o valor transacionado é alto, indicando que esses pagamentos são utilizados em transações de grande valor.

No caso do Japão, apesar de ter sido pioneiro nesse meio de pagamento, as transações instantâneas representaram apenas 3% do total em 2021. No entanto, assim como na China e Hong Kong, a participação em termos de valor total transacionado é alta, pois está associada a compras de alto valor e que ocorrem em períodos separados.

Embora a Índia tenha uma população menos conectada à internet do que a China, a carteira digital é a principal forma de pagamento online, representando 26% do total. Em seguida, destacam-se o pagamento na entrega e a transferência bancária, com 19% cada. No Japão, por outro lado, as carteiras digitais respondem por apenas 3% das transações, enquanto o cartão de crédito lidera com 56%. Além disso, os japoneses têm preferência pelo pagamento ao retirar na loja, que corresponde a 20% de suas compras online.

 

Por Ana Carolina Callegaro

Com informações de: Worldpay e Mobile Transition 

Imagem: E-Commerce Brasil

 


 

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