Novidades
Como a China mudou da cédula de papel para wallets digitais tão rápido?
23/01/2024
Dentro do mercado de meios de pagamentos, um país que se destaca pelo avanço da digitalização, é a República Popular da China. De acordo com relatório da FIS, conceituada empresa fornecedora de tecnologia financeira, publicado em maio de 2023, mostra que em 22%, 81% das transações realizadas no período estudado para e-commerce foram realizadas por meio de wallets digitais.Em contrapartida, apenas 2% das transações ocorreram em dinheiro físico. Para transações ordinárias, os valores mudam pouco, com as wallets digitais respondendo por mais de 56% das transações, enquanto os pagamentos em dinheiro correspondem a 8% das transações.
Isso ocorre em grande medida pelo uso de aplicativos de pagamento atrelados a aplicativos de mensagem instantânea, como Wechat Pay, Alipay, parte integrante do Wechat e do Alibaba, que avançaram em um mercado que foi marcado pelo uso de papel moeda e que acolheu os meios de pagamento online e em tempo real sem passar pela massificação dos cartões de crédito ao longo da última década.Esse cenário foi caracterizado por uma extensa bancarização, ocorrida em paralelo ao mercado bancário, que apenas acolheu os usuários, que foram inicialmente acolhidos pelas extensões financeiras dos aplicativos de mensagem online.
Assim, o mercado chinês traz insights importantes sobre como aumentar a bancarização e o acesso aos meios de pagamento digitais. Contudo, o mercado de pagamentos chinês ainda precisa evoluir no quesito de investimentos e produtos de crédito nas estruturas digitais, campos onde ainda há bastante a evoluir, segundo o mesmo relatório.
Para conhecer mais sobre o mercado financeiro, acesse nosso site!
Por Pedro Guedes
Com informações de: Valor Econômico, FIS
Imagem:GBX
Veja também:
Membros do FED falam à imprensa sobre o futuro da política de juros no país, e trazem maior incerteza aos Agentes de Mercado
Na virada de ano, os Agentes de Mercado planejam...
O Barril do Petróleo tem a menor cotação em meses, por receio de sobreoferta no mercado internacional
Após a Opep+ (Organização dos Países...
Como os bancos vêm investindo em tecnologia?
De acordo com o estudo da FEBRABAN (Federação...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!